Blog

3 de julho de 2025

Você já imaginou vestir roupas feitas a partir de fungos?

Pois é exatamente isso que Stella McCartney — estilista britânica e filha do lendário Paul McCartney — vem fazendo. Mas não se trata de um experimento excêntrico: é uma revolução silenciosa no mundo da moda de luxo.

Em 2021, ela lançou as primeiras peças com o Mylo, um material vegano e ecológico desenvolvido com a empresa de biotecnologia Bolt Threads. Resultado?
Um corpete preto lindíssimo e uma calça utilitária com pegada futurista. Ainda não são produzidos em massa, mas o recado foi claro:
Dá sim pra juntar estilo, ciência e consciência.

E ela foi além, viu?
Na Semana de Moda de Paris, Stella apresentou a Frayme Mylo — a primeira bolsa de luxo feita com micélio:

  • Corrente de alumínio reciclável
  • Medalhão de zamac com desperdício zero
  • Forro de camurça reciclada

O acessório vai muito além da estética: carrega em sua composição uma série de escolhas conscientes. Cada detalhe da bolsa reforça a mensagem de que o luxo e a moda em geral do futuro é ético, sustentável e inteligente.

Stella McCartney já era conhecida por seu ativismo em prol do meio ambiente e do veganismo — nunca usou couro ou pele animal em suas coleções. Mas com o uso do micélio, ela foi além: uniu moda, ciência e propósito em uma só peça.

Seu trabalho aponta para um novo caminho, onde a criatividade não precisa agredir o planeta. Ao invés de repetir fórmulas da indústria, Stella está moldando o futuro — um futuro onde roupas contam histórias de regeneração, inovação e respeito.

Moda com propósito existe. E Stella McCartney está provando que é possível vestir ideias e ainda estar à frente do tempo